sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Taxa sobre plásticos poderia ser nova receita orçamental da UE


De Isabel Silva

Últimas notícias: 10/01/2018

Criar uma taxa sobre plásticos e embalagens a pagar diretamente pelos contribuintes à União Europeia foi um exemplo dado pelo comissário europeu Gunther Oetinger para criar novas fontes de receita para o orçamento comunitário.

"Teremos que fazer cortes nos fundos de coesão e para a agricultura" 


O comissário europeu com essa pasta fez a proposta durante uma conferência de imprensa, quarta-feira, em Bruxelas.

"Produzimos e usamos muitos plásticos que, apesar dos esforços de reciclagem, se tornam lixo e que já não podemos vender nos mercados globais da maneira que fazíamos devido ao bloqueio de importação decidido pela China", explicou Gunther Oetinger.

[EUobserved] UK silent on EU origins of plastic bags law
UK prime minister Theresa May is expected to announce that a ban on free plastic bags will extend to all shops. By doing so, the UK will fulfil a requirement of an EU directive.


Bruxelas quer aumentar ligeiramente o plafond de 1% da riqueza nacional que cada Estado-membro paga e que alguns dizem equivaler a um café diário por cidadão.

Oettinger defende, ainda, algumas poupanças, dizendo que "no que diz respeito aos fundos de coesão e para a agricultura, teremos que cortar nesses programas, mas vou tentar que sejam os menores cortes possíveis para não prejudicar os programas".

Defesa, migração e inovação são algumas das novas prioridades para o orçamento que vai vigorar entre 2021 e 2028 e que a Comissão Europeia começa a estruturar. 

O tema vai ser abordado numa cimeira informal dos líderes da União Europeia, a 23 de fevereiro, sobre o conjunto de impactos do Brexit.

Sem comentários:

Enviar um comentário