quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Como combater a falta de água? Mais barragens

13 DE NOVEMBRO DE 2017 - 15:49

Francisco Taveira Pinto, presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, defendeu, na TSF, a construção de mais barragens como meio para minimizar os efeitos da seca.

O presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos recomenda que o país comece a elaborar um novo plano de barragens para fins múltiplos, que permitam também armazenar água para o abastecimento às populações.

Francisco Taveira Pinto, presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, em entrevista a Dora Pires, no Almoço TSF
Francisco Taveira Pinto defende a construção, "num curto espaço de tempo (em alguns anos), dessas infraestruturas que constituam reservas estratégicas de água para quando ocorram esses eventos extremos".


"A utilização dessas infraestruturas para fins múltiplos é a única forma de as rentabilizar e de torná-las socialmente mais aceitáveis", explica, "se for só para produção de energia, o grau de aceitação será menor. Mas se for para abastecimento de água, para prever situações extremas de seca ou para combate aos incêndios, a aceitação é mais fácil e torna-se também mais rentável".

Taveira Pinto defende que é também tempo de se pensar em sistemas de dessalinização de água do mar, sobretudo porque, afirma, há já métodos mais baratos que permitem o alívio dos custos do processo.

Quanto à campanha de sensibilização ao público para a falta de água, lançada nos últimos dias pelo Governo, o presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos considera que era conveniente ter sido feita logo desde o início do período de seca.

Sem comentários:

Enviar um comentário