quarta-feira, 10 de maio de 2017

Governo defende e promove a dieta mediterrânica

COMUNICADO

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural presidiu esta manhã à Sessão de Abertura da Conferência Internacional "A Herança Cultural da Dieta Mediterrânica", uma iniciativa organizada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural em parceria com a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Tavira.

Esta conferência marca o ponto alto da presidência rotativa da Dieta Mediterrânica (DM), que é exercida neste momento por Portugal. Além do nosso país, o grupo dos países da DM integra o Chipre, a Croácia, Espanha, Grécia, Itália e Marrocos.

Capoulas Santos explicou que "o Governo procura traduzir nas suas políticas ações e medidas concretas que contribuam para a produção, a comercialização e o consumo de produtos integrantes da DM", dando nota de que é intenção do Governo "no âmbito da estratégia e do plano de ação para a agricultura biológica, que serão brevemente submetidos a Conselho de Ministros, adotar um conjunto de medidas, contemplando muitas delas, produtos mediterrânicos, das quais destacaria a sua introdução nas ementas escolares".

O Ministro da Agricultura sublinhou que "o Governo tem em execução medidas que visam criar e estimular os circuitos curtos de comercialização e mercados de proximidade, por forma a escoar pequenas produções de qualidade, preferentemente associadas a denominações de origem, e, ao mesmo tempo defender a pequena agricultura familiar para a qual adotou já um conjunto de medidas de discriminação positiva". Capoulas Santos referia-se ao aumento em 20% dos pagamentos para o regime dos pequenos agricultores e à majoração de 50€/ha para os primeiros 5 hectares de todas as explorações, no âmbito do primeiro pilar da PAC, bem como à elevação para 40 mil euros do montante elegível para apoio ao primeiro investimento nas pequenas explorações, e ao apoio de 200 mil euros para as pequenas industrias transformadoras na ordem dos 50% a fundo perdido (PDR2020).

 
O Ministro referiu ainda que "a estratégia delineada no que diz respeito à aplicação do regadio, ao reforço da experimentação e da investigação agrárias, e à aposta no rejuvenescimento do tecido empresarial e da agricultura biológica, permite-nos ser responsavelmente otimistas quanto ao futuro", razão pela qual o Governo espera "alcançar as metas fixadas no sentido de, até 2020, garantir o equilíbrio, em valor, da nossa balança agroalimentar".

"No caso das frutas, só nos dois primeiros meses deste ano, a taxa de crescimento das exportações cresceu acima dos 15% face ao ano anterior e no caso do azeite, na última década quadruplicámos a produção e triplicámos as exportações, assistindo-se neste momento a um enorme dinamismo do setor dos frutos secos", anunciou Capoulas Santos.
Faro, 09 de maio de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário