quinta-feira, 13 de abril de 2017

Preço da água baixa em Alqueva - Novo tarifário entra hoje em vigor

Comunicado

Entrou hoje em vigor o novo tarifário para a água de Alqueva, que representam uma descida significativa para os seus utilizadores. Esta redução do preço final da água para os regantes de Alqueva só foi possível devido aos ganhos de eficiência e de economia de escala obtidos com a implementação de um modelo de gestão integrada entre os sistemas primários e secundários; à adoção de práticas de rega eficientes; à projetada beneficiação de uma área adicional de regadio e à implementação de uma estratégia integrada e global de otimização energética baseada em soluções assentes no aproveitamento da energia fotovoltaica.

Os novos valores representam uma descida no valor do tarifário que chega a atingir os 33%, nomeadamente na adução a perímetros de rega confinantes, onde a água de Alqueva é fundamental como garantia em anos de seca, permitindo a manutenção de todas as atividades agrícolas a jusante.

Assim, a tarifa a aplicar ao fornecimento de água para os regantes de Alqueva, concretamente os que estão nas áreas sob gestão da EDIA, o preço da água em alta pressão passa a ser de 5,9 cêntimos por metro cúbico, e de 3,2 cêntimos por metro cúbico para a baixa pressão. Para rega a partir da rede primária, será de 3 cêntimos por metro cúbico para entidades que tenham a seu cargo outros aproveitamentos hidroagrícolas. Os regantes precários, não incluídos nas áreas beneficiadas, mas que recebam água com pressão, pagarão 7,7 cêntimos por metro cúbico, enquanto na baixa pressão, e igualmente para os precários, o preço é de 3,8 cêntimos por metro cúbico consumido.

Foram também fixados os tarifários de água para abastecimento público em 4,5 cêntimos por metro cúbico e para abastecimento industrial em 6 cêntimos por metro cúbico.

Lisboa, 12 de abril de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário