sábado, 8 de outubro de 2016

Syngenta apresenta resultados de ensaios com variedades de milho


6 Outubro, 2016

Syngenta - dia de campo milho - Vida Rural

A Syngenta participou no dia de campo SaniMilho, em Coruche, no passado dia 28 de setembro. Durante a iniciativa realizaram-se ensaios com as variedades de milho Hydro e Helium, a três densidades de sementeira, aplicando o programa de proteção fitossanitária em pré-emergência Lumax.

De acordo com a empresa, "cerca de 180 participantes observaram os resultados dos campos de ensaio de milho, na Estação Experimental António Teixeira em Coruche, onde decorre o projeto de investigação aplicada SaniMilho. Este ano estiveram em teste três densidades de sementeira – 85.000, 95.000 e 105.000 plantas/hectare – no pivot de milho instalado."

"Nas parcelas semeadas com as variedades Hydro e Helium verificou-se boa sanidade das plantas e o terreno encontrava-se totalmente livre de infestantes, comprovando a eficácia da estratégia de aplicação do herbicida Lumax em pré-emergência da cultura e das infestantes, em comparação com outras parcelas do pivot, onde outras empresas usaram estratégias de controlo de infestantes em pós-emergência", explica a Syngenta.

"Não existem diferenças significativas no desenvolvimento das plantas e no tamanho das maçarocas nas duas densidades de sementeira mais baixas, já na densidade a 105.000 sementes/hectare como seria de esperar, com uma densidade superior onde temos mais concorrência entre plantas, o tamanho das maçarocas é algo inferior. A expectativa que temos é grande relativamente à produção, uma vez que estamos em presença de híbridos com grande potencial produtivo para os seus ciclos. Só após a colheita poderemos concluir se a densidade mais elevada resulta num maior rendimento (ton/ha). Sendo que os dados de rendimento das nossas parcelas serão publicados oportunamente", revela Gilberto Lopes, especialista da Syngenta para a cultura do milho.

A jornada incluiu ainda uma apresentação sobre a problemática da cefolosporiose, doença conhecida por murchidão tardia do milho, que já é endémica na região da Golegã e está a avançar por todo o Vale do Tejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário