segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Milho e soja podem gerar surpresas no mercado

20-09-2016 
 
 
O milho e a soja dos Estados Unidos da América podem provocar surpresas no mercado. As chuvas abundantes que atingem a região depois das elevadas temperaturas de Verão, podem gerar problemas nestas culturas.

A soja pode passar por um atraso, o que implicaria um adiamento da oferta da nova colheita e ao contar com existências baixas o mercado pode reagir em alta devido a problemas de fornecimento.

Em relação ao milho, os problemas podem surgir no que diz respeito à qualidade, pelo que é necessária muita atenção quanto à evolução destas culturas, recomenda Toño Catón, director das Culturas Arvenses das Cooperativas Agroalimentarias, devido às repercussões sobre o mercado.

Poer sue lado, na Argentina, o sector da soja passa pela incerteza se Macri, presidente da Argentina, cumpre ou não a sua promessa eleitoral de baixar as retenções a este cereal em cinco por cento ao ano. O ano passado, o presidente argentino baixou as retenções de 35 a 30 por cento e este ano tria que aplicar uma nova descida até os 25 por cento. Perante esta dúvida, os produtores têm retido a soja, pelo que as vendas às fábricas caíram em 10 por cento frente a 2015.

Para o trigo, as cotações continuam sem baixar apesar do actual período. O trigo mundial atravessa um momento em relação à qualidade, inclusive a colheita russa. Até à data, a Rússia colheu 71,2 milhões de toneladas de trigo, o que supõe 87,8 por cento da superfície prevista e 18,1 milhões de toneladas de cevada, correspondente a 92,3 por cento do esperado.

A tendência não baixista ajuda que na Austrália, apesar de contar com a sua segunda colheita mais elevada, pode ter problemas de qualidade devido à passagem do fenómeno "El Ninã", destaca Catón.

Fonte: Agrodigital


Sem comentários:

Enviar um comentário