quarta-feira, 17 de setembro de 2014

PortugalFoods e Mercacenter juntas para mais uma edição da iniciativa Sabor de Portugal



Na acção promocional participam 33 empresas nacionais do sector agroalimentar e bebidas, com cerca de 300 produtos.

A PortugalFoods, marca-chapéu do sector agroalimentar português, volta a organizar, em parceria com a cadeia líder de supermercados do Principado de Andorra, Mercacenter, mais uma edição da 'Sabor de Portugal', em Andorra.

Na acção promocional, que se encontra a decorrer desde sábado e se estende até ao próximo dia 13 de Outubro em todas as lojas da cadeia andorrana, participam 33 empresas nacionais do sector agroalimentar e bebidas, com cerca de 300 produtos.

Nuno Vieira e Brito, Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, e Paulo Teles da Gama, Cônsul Geral de Portugal em Barcelona, estarão de visita à Sabor de Portugal no dia inaugural da acção, a 16 de Setembro.

Esta é já a 2.ª edição da acção promocional Sabor de Portugal que, em 2013, entre 17 de Setembro e 13 de Outubro, integrou 23 empresas agroalimentares portuguesas e viu, em apenas uma semana – fruto do sucesso junto dos visitantes –, desaparecer das prateleiras os diversos produtos nacionais.

De salientar que as exportações nacionais para Andorra cresceram 11% no primeiro semestre de 2014, face ao período homólogo do ano passado.

O Principado de Andorra não é um membro pleno da União Europeia, mas usufrui de um relacionamento especial com a Comunidade, desde 1990. Entre as partes foi estabelecida uma união aduaneira, em vigor desde 01 de Julho de 1991, que abrange os produtos dos capítulos 25 a 97, do Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias (SH). Em conformidade, Andorra suprimiu os direitos aduaneiros e os encargos de efeito equivalente às importações provenientes da União Europeia.

Das terras do Principado de Andorra, apenas 2% são aráveis, o que restringe fortemente a sua produção agrícola e explica o facto de os alimentos serem quase todos importados. O país funciona como plataforma para os mercados catalão e do sul de França – pela passagem anual de cerca de um milhão de consumidores permanentes destes países –, e apresenta a mais baixa taxa de desemprego do mundo, com 0,01%. Importa ainda sublinhar que mais de 16% da população residente em Andorra é de origem portuguesa, sendo, por isso, premente solidificar e aumentar a relação comercial entre Portugal e o Principado.

Fonte:  MediaGate


Sem comentários:

Enviar um comentário